Cirurgia robótica para câncer colorretal pelo plano de saúde

Minimamente invasiva, a cirurgia robótica deve ser coberta pelo plano de saúde sempre que recomendada para o tratamento do câncer colorretal

Pacientes que recebem indicação médica para o tratamento do câncer colorretal através da cirurgia robótica têm direito ao custeio do procedimento pelo plano de saúde.

E a Justiça tem confirmado esse entendimento em diversos processos de segurados contra as operadoras após a recusa de cobertura da cirurgia pela via robótica.

Em geral, os convênios médicos alegam que o procedimento não é coberto por não estar no Rol de Procedimentos e Eventos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) ou porque indicam a realização da cirurgia pelo método convencional.

No entanto, por ser uma técnica minimamente invasiva, a cirurgia robótica proporciona uma visão mais detalhada do tumor.

Além disso, diminui a dificuldade técnica, sobretudo em casos onde o quadro clínico do paciente ou a localização do tumor não são favoráveis à videolaparoscopia.

Portanto, se você recebeu recomendação médica para o tratamento do câncer colorretal com cirurgia robótica e o plano recusou, continue a leitura deste artigo e entenda:

Portanto, se você recebeu recomendação médica para o tratamento do câncer colorretal com cirurgia robótica e o plano recusou, continue a leitura deste artigo e entenda:

  • Por que o plano de saúde deve cobrir a cirurgia robótica
  • O que fazer após a recusa deste tratamento para câncer colorretal
  • Qual é o parecer da Justiça sobre a negativa dos convênios
  • Em quanto tempo é possível conseguir o custeio do procedimento

 

Cirurgia robótica para câncer colorretal: benefícios

A cirurgia robótica é uma técnica mais moderna, minimamente invasiva, que permite a realização de procedimentos cirúrgicos em diferentes casos clínicos.

Em pacientes com câncer colorretal, a adoção da cirurgia por via robótica diminui a dificuldade técnica em pacientes cuja localização do tumor ou quadro clínico são desfavoráveis à realização da videolaparoscopia, por exemplo.

A cirurgia robótica é feita por médicos através de instrumentos multiarticulados com grande mobilidade de rotação. Desse modo, permite fazer movimentos mais complexos, sem tremores e com mais precisão, e alcançar regiões que, na videolaparoscopia, não seria possível.

Além disso, a cirurgia robótica tem um tempo de recuperação muito menor do que as cirurgias abertas em pacientes com câncer colorretal.

Plano de saúde cobre cirurgia robótica para câncer colorretal?

Sim. Todo e qualquer plano de saúde deve cobrir a cirurgia robótica para pacientes com câncer colorretal sempre que a técnica for recomendada pelo médico.

Vale destacar que a indicação do procedimento mais apropriado para o caso clínico é de responsabilidade do médico que assiste ao paciente, e não cabe à operadora de saúde interferir na prescrição médica.

No entanto, o que ocorre é que os planos de saúde insistem em negar o custeio da cirurgia robótica porque este é um procedimento de alto custo que não está listado no rol da ANS.

Porém, a Justiça tem reconhecido a abusividade da negativa baseada na ausência na listagem, já que se trata apenas de uma referência mínima de cobertura.

Veja o que diz a Súmula 102 do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre este tema:

“Havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS.” 

O que fazer se houver a recusa de cobertura do procedimento?

Não perca tempo pedindo reanálises à operadora de saúde. Ao receber a recusa de cobertura da cirurgia robótica para câncer colorretal pelo plano de saúde, a melhor alternativa para obter o custeio do procedimento é através da Justiça.

Para isto, é fundamental que você tenha o auxílio de um advogado especialista em Direito à Saúde, que conheça os meandros do sistema.

Este profissional poderá ingressar com uma ação com pedido de liminar, a fim de buscar o custeio da cirurgia robótica em pouco tempo.

A liminar é uma ferramenta jurídica que antecipa a análise do pleito judicial em casos de urgência. E, se deferida em favor do paciente, pode permitir o custeio da cirurgia robótica pelo plano de saúde ainda no início do processo.

Justiça confirma direito à cirurgia robótica

Sim, em muitas sentenças a Justiça tem confirmado o direito dos pacientes ao custeio da cirurgia robótica pelo plano de saúde, seja para o tratamento do câncer colorretal ou de outras doenças.

Confira dois exemplos:

PLANO DE SAÚDE. Ação cominatória. Parte autora requereu a concessão da liminar para realização de procedimento cirúrgico por método robótica. AGRAVO DE INSTRUMENTO. Contraminuta da parte ré informando a liberação do procedimento pelo método convencional, via lapararoscópica. Periculum in mora não configurado. Decisão mantida. RECURSO DESPROVIDO.

Agravo de Instrumento – Plano de saúde – Obrigação de fazer – Cirurgia vascular – Robótica Valvar – Prova pericial visando comprovar a possibilidade de realização do procedimento por método distinto do indicado pelo médico – Cabe ao profissional médico a escolha do tratamento do paciente – Entendimento consolidado por esta Corte – Inócua a averiguação da existência ou não de outra técnica para tratamento da patologia da agravante – Prova pericial prescindível – Decisão reformada – Recurso a que se dá provimento.

Quais documentos são necessários para a ação judicial?

Para ingressar com a ação contra o plano de saúde, você precisará dos seguintes documentos:

  • Relatório médico que indique a necessidade e a urgência da cirurgia robótica para o seu tratamento do câncer colorretal. É fundamental que o médico descreva o seu histórico clínico e o porquê a cirurgia convencional não é indicada ao seu caso.
  • Negativa do plano de saúde por escrito, com o motivo da recusa de custeio do procedimento;
  • Documentos pessoais, como RG, CPF, carteira do plano de saúde e últimos comprovantes de pagamento da mensalidade em caso de planos familiar ou individual.

 

Como contratar um advogado especializado em Saúde?

Você pode contratar um advogado especialista em Direito à Saúde estando em qualquer região do Brasil. Isto porque, atualmente, todo o processo é inteiramente eletrônico.

Desse modo, tanto a entrega de documentos como as reuniões e audiências ocorrem no ambiente virtual.

Nosso escritório, por exemplo, está sediado em Brasília, mas atende em todo o país, de forma virtual (vídeo chamada).

Portanto, esteja você em qualquer cidade do país, é possível contar com a experiência de um escritório especialista em Direito à Saúde como o nosso, habituado a lidar com ações judiciais contra planos de saúde.

Consulte um advogado e tire suas dúvidas

A equipe do escritório AQUINO, ALBUQUERQUE & ROCHA ADVOGADOS presta assessoria jurídica online e presencial nos segmentos do Direito à Saúde.

Nossos especialistas estão preparados para orientá-lo em casos envolvendo erro médico ou odontológico, reajuste abusivo no plano de saúde, cobertura de medicamentos, exames, cirurgias, entre outros. Não importa qual o seu plano de saúde, todos têm obrigação de cobertura.

Se você busca um advogado virtual ou prefere uma reunião presencial, consulte a nossa equipe, você pode enviar um e-mail para advocacia@aquinoadgvogados.adv.br. Caso prefira, ligue para (61) 3328.0103 envie uma mensagem de WhatsApp para (61) 98296.7000 ou então mande sua mensagem abaixo.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:
Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Artigos:

Cirurgia robótica para câncer colorretal pelo plano de saúde

Cirurgia robótica para câncer colorretal pelo plano de saúde

Minimamente invasiva, a cirurgia robótica deve ser coberta pelo plano de saúde sempre que recomendada para o tratamento do câncer…
Como conseguir o medicamento ozempic (semaglutida) pelo plano de saúde?

Como conseguir o medicamento ozempic (semaglutida) pelo plano de saúde?

Mesmo fora do rol da ANS, o medicamento Ozempic (semaglutida) deve ser fornecido pelos planos de saúde diante da recomendação…
Quando solicitar reembolso de médico não credenciado?

Quando solicitar reembolso de médico não credenciado?

Se você precisou fazer uma consulta com um médico que não atendia pelo seu plano de saúde, provavelmente está em…